segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Devir sobre respeito

Não sei se isso é uma angústia minha, enfim, vamos lá... vivemos em uma sociedade que se considera ultra evoluída, mas será?!? Creio que não em diversos aspectos. Acredito que nunca estivemos tão individualistas e intolerantes com a opinião alheia. Muitas vezes, me perco lendo fóruns de comentários em blogs e vendo uma verdadeira guerra entre leitores, um tentando convencer o outro de que sua opinião é melhor. Sinceramente, fico triste com isso. Será que não conseguimos sequer suportar alguém que pense diferente de nós. Bem, isso daria um estudo filosófico muito bacana. Estamos cada vez mais sozinhos e necessitados de atenção, assim creio eu, isso explica a infinidade de pessoas postando suas vidas na rede. Desrespeito é inaceitável, mas quem se expõe sabe que corre o risco de ouvir opiniões contrárias as suas, e até que ponto temos maturidade para suportar isso? Bem, acho que uma sociedade evoluída é aquela que consegue conviver com pessoas que pensam diferente, crescer com opiniões diferentes e ter a humildade de mudar de opinião, até porque (apesar de ser muuuuuuito difícil para muuuuitas pessoas) as vezes a opinião do outro pode ser bem melhor que a nossa. Então fica a dica, uma opinião diferente não significa que a pessoa odeia você, e sim que ela é diferente de você (ainda bem, como seria um mundo cheio de pessoas iguais? chaaaato!

2 comentários:

  1. Concordo Renata. Outro dia compartilhem uma crítica voltada à um desfile escolar em que as professoras puseram crianças negras dispostas uma do lado da outra cada uma segurando um cartaz que continha uma suástica. A escola explicou em nota que o desfile tinha a finalidade de homenagear a história das olimpíadas e que portanto as suásticas estavam dentro desse contexto. Eu achei chocante pois o ato por si e sem qualquer explicação dava margem a uma interpretação de exaltação ao símbolo tenebroso, no entanto, alguns amigos discordaram explicando que suásticas tem diferentes significados ao redor do mundo e que não necessariamente o Brasil deveria considerar crime o uso de suásticas. Eu confesso que resisti à opinião libertária mas acabei aceitando o ponto de vista deles. O assunto é tão delicado que terminei delegando o post. Pura covardia minha. É mesmo muito difícil da a cara a tapa na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, nós temos o direito de levantar questionamentos, acredito que você não excluiu o post por não aceitar uma opinião contrária! Mas talvez por medo de ser mal interpretada, oq que é bastante comum no mundo virtual!

      Excluir

Compartilhe comigo o que você achou!